quinta-feira, 15 de maio de 2014

MONOSSACARÍDEOS

São carboidratos simples, que não sofrem hidrólise, de fórmula igual, onde n varia, geralmente, de 3 a 7. Assim, os monossacarídeos são divididos  em trioses, tetroses, pentoses, conforme possuam, respectivamente,3, 4 , 5, 6 ou 7 átomos de carbono em suas moléculas. As pentoses e hexoses são os monossacarídeos mais importantes e mais comuns nos seres vivos.

1) GALACTOSE - É um dos componentes do açúcar do leite (lactose); tem função energética.
2) FRUTOSE - Mel e frutos diversos, tem função energética.
3) GLICOSE - Mel e frutos diversos, tem função energética.
4) RIBOSE - Componente estrutural do acido ribonucléico (RNA).
5) DESOXIRRIBOSE - Componente estrutural do ácido desoximbonucléico; não segue a fórmula geral dos monossucarídeos.

Certos indivíduos não conseguem metabolizar adequadamenente a galactose, que, assim se acumula no sangue configurando um quadro clínico conhecido como  galactosemia. Esses indivíduos tendem a rejeitar o leite, vomitando-o. O leite deve, então, ser suspenso da alimentação ou substituído por leite de soja, ou ainda, por leite destituído de galactose através de processos industriais. Caso contrário, uma criança com esse problema, pode passar a apresentar deficiência mental, em consequência do acúmulo no sistema nervoso, de substâncias tóxicas derivadas da galactose "mal queimada" como o galactiol.
No sangue humano, a monoglicemia, isto é a taxa normal de glicose, está comprometida entre 70 e 110 mg de glicose / 100 ml d sangue. Essa taxa deve ser mantida, uma vez que certas células, como os neurônios do cérebro (células nervosas), só utilizam glicose como fonte de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário