sábado, 17 de maio de 2014

BIOLOGIA - ENZIMAS, OS AGENTES REGULADORES DA VIDA

Uma característica básica da célula viva é a sua habilidade para promover reações químicas complexas em altas velocidades e em temperaturas relativamente baixas. No meio extracelular, essas reações se processariam de forma mais lenta.
Os agentes que permitem a essas reações se desenvolverem de forma rápida são as enzimas, classe especial de proteínas. Uma enzima é uma proteína que catalisa ou acelera uma reação biológica. Pode portanto, ser definida como um biocatalizador cuja natureza proteica determina a presença de certas propriedades, tais como; especifidade de substratos, dependência da temperatura e dependência do PH.

ESPECIFIDADE DE SUBSTRATOS

Entende-se por substrato as substâncias que reagem sob o estímulo enzimático. As enzimas são as específicas para um determinado substrato, isto é, as enzimas que atuam sobre um tipo de substrato não tem ação sobre substratos diferenças. Dessa maneira, amilases-enzimas que degradam o amido-não tem ação sobre nenhum outro substrato que não seja o amido; as proteases, por sua vez, são enzimas que degradam apenas as proteínas; as lipases são enzimas que só degradam os lipídios; e assim por diante.

DEPENDÊNCIA DA TEMPERATURA

A temperatura é um dos principais fatores que influem na atividade enzimática. As enzimas são específicas para uma determinado substrato, isto é, as enzimas que atuam sobre um tipo de substrato não tem ação sobre substratos diferentes. Dessa maneira, as aminalases-enzimas que degradam o amido-não tem ação sobre nenhum outro substrato que não seja o ainda; as proteases, por sua vez, são enzimas que degradam apenas as proteínas; as lipases são enzimas que só degradam os lipídios e assim por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário