quinta-feira, 15 de maio de 2014

LÍPIDIOS (SIMPLES, GLICERÍDEOS, CERÍDEOS, ESTERÍDEOS E COMPOSTOS)

LIPÍDEOS - (do grupo grego lipos = gordura) são moléculas orgânicas que resultam da associação entre ácidos graxos e álcool. Insolúveis em água, são, no entanto, solúveis em solventes orgânicos como a benzina, o éter e o álcool. aos componentes orgânicos formados pela união de um ácido e um álcool, dá-se o nome de ésteres. 
Os lipídeos podem ser classificados em simples e complexos.

LIPÍDEOS SIMPLES - Possuindo em sua constituição apenas átomos de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio  (O), os lipídeos simples compreendem os glicerídeos, os cerídeos e os esterídeos.

GLICERÍDEOS - São ésteres formados pela junção de ácidos graxos e glicerol (álcool).
Em temperatura ambiente ao redor de 20º C, os glicerídeos mostram-se sólidos ou líquidos, sendo conhecidos, respectivamente, como gorduras e óleos.
Nas aves e mamíferos, as gorduras acumulam-se no tecido adiposo, sob a pele, formando um material de isolamento térmico, que dificulta a perda de calor pelo corpo. Essa camada  gordurosa é especialmente desenvolvida em animais de clima frio.
Além da função isolante, os glicerídios tem um importante papel de reserva energética, tanto nos vegetais, como nos animais.

CERÍDEOS - São ésteres formados por acídos graxos e monoálcoois superiores de cadeia mais longa que o glicerol. Compreendem as ceras que ocorrem na superfície de folhas (como a Carnaúba) e frutos (como a Manga), impermeabilizando-os de maneira a evitar uma desidratação excessiva.
São encontrados, ainda, na secreção de certos insetos (a cera das abelhas, por exemplo) e na secreção uropigial, é aquela comandada pelo uropígio, apêndice triangular localizado sobre às últimas vértebras das aves, no qual ficam implantadas as penas da cauda. é popularmente conhecido como (coranchim).

ESTERÍDEOS - São ésteres formados pela união de ácidos graxos com álcoois policiclicos, de cadeia fechada, denominado esteróis mais comuns é o colesterol. Essa substância, que não é produzida pelos vegetais, participa da composição química da membrana das células animais, além de atuar como precursora de hormônios, como a testosterona (hormônio do sexo masculino) e o progesterona (hormônio do sexo feminino).

LIPÍDEOS COMPLEXOS - Apresentam, além dos elementos contidos nos lipídeos simples (C, H e |O), átomos de fósforo e nitrogênio. São os exemplos os fosfolipídeos (lipídeos com radicais fosfatos), encontrados em plantas e animais, onde se acham associados à membrana celular - e os esfingalipídios (com nitrogênio) - abundantes no tecido nervoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário