terça-feira, 2 de dezembro de 2014

COLESTEROL: HERÓI OU VILÃO?

  • Os especialistas indicam para o colesterol, um valor normal entre 140 e 270 mg/100 ml de sangue. Acima, o médico receitará uma dieta adequada e medicamentos próprios para colocar o nível desta substância na faixa normal. Quando atinge altos níveis no sangue, o colesterol contribui para a formação de placas de ateroma, acúmulos lipídios que vão se depositando nas paredes das artérias provocando-lhes um estreitamento. Além disso, a calcificação do ateroma contribui para a perda de elasticidade da artéria.
  • Todo esse processo, que configura a doença conhecida como arteriosclerose (nesse caso também chamada arterosclerose), reduz o fluxo sanguíneo nas artérias, podendo comprometer a atividade dos órgãos por elas irrigados. No coração, por exemplo, a insuficiência do fluxo sanguíneo pode matar parte do músculo cardíaco (miocárdio), caracterizando o infarto.
  • Suspeita-se que a arteriosclerose ocorra em consequência de uma certa predisposição hereditária, além de outros fatores, como o fumo, estresse, a vida sedentária e, evidentemente, uma dieta rica em produtos animais que contenham, índices de colesterol.
  • Na verdade, o colesterol é um dos mais importantes esteróis dos esterídeos animais. além de participar da composição química das células e de ser precursor de hormônios diversos, como os sexuais, permite também a formação da vitamina D³ (7-diidrocolesterol ativado) e dos sais biliares, que ativam, respectivamente, na absorção de cálcio e de ácidos graxos no intestino. No entanto, o colesterol precisa ser mantido em nível normal, para que o organismo não seja prejudicado.