sábado, 22 de novembro de 2014

OS ANIMAIS NÃO SÃO BRINQUEDOS, SÃO AMIGOS!

  • Os animais são seres conscientes e, portanto, não podem ser tratados como objetos.
  • Antes de presentearem as crianças com um animal de estimação, ao invés de qualquer outra lembrança, os adultos precisam  estar conscientes de que ter um animal em casa implica em assumir responsabilidades. Há casos em que os paes delegam aos filhos a responsabilidade de cuidar dos pets, como condição para ganharem "o presente". É preciso lembrar que estamos falando de uma criança, que não consegue cuidar de si mesma.
  • Recentemente um grupo de cientistas brasileiros  declarou que os animais são seres dotados de consciência e que, por isso, não podem ser tratados como objetos.
  • Além dos cuidados necessários para garantir a saúde física dos animais, é essencial dar carinho e atenção a eles. Como representante do CFMV, o médico veterinário Marcelo Roza cita os cachorros de companhia, que são mais  sensíveis à falta de interação, o que pode leva-los à depressão. Já os gatos são mais independentes, mas não significa que não precisem  da atenção de seus proprietários. "Existem espécies mais independentes, ou seja, demandam menos exigências no que diz respeito à alimentação, são facilmente  condicionáveis a urinar e defecar em locais pré-determinados em casa, ou conseguem se adaptar a períodos de tempo maior de ausência sem o proprietário".
  • Outro ponto importante é a longevidade do animal escolhido, já que muitos deles vivem mais de dez anos e precisam de cuidados por todo o tempo de vida. "Portanto, antes de tudo, é preciso ter certeza de que, além da criança, todo o restante da família, de fato deseja o animal.